Patrocínio na Jersey: Sim ou não?

Na semana que se passou a NBA autorizou os times a estamparem patrocínios em suas camisas. Muitos faz ficaram descontentes com a medida.

Pensando nisso joguei a enquete lá no Cantadas NFL para os seguidores opinarem se apoiariam ou rejeitaria a ideia se a NFL resolvesse fazer o mesmo.

pats

Foram 529 votos nas quatro alternativas que coloquei. O resultado foi: Sim, seria uma nova renda (14%); Não, deixaria a Jersey feia (57%); Não mudaria em nada (9%) e Times não precisam de renda extra (20%).

Como se pode notar, somando as duas alternativas contrárias temos uma rejeição de 77%, a maioria esmagadora. A maioria acredita que as jerseys ficariam descaracterizadas com as marcas.

E claro que houve debates nas mentions e um ponto interessante foi levantado pelos seguidores: Isso poderia criar um abismo financeiro entre os times e criar “Reais Madrids” da NFL.

O pensamento é correto, afinal, o que poderá definir os valores dos patrocínios é a popularidade das franquias. Equipes mais famosas, com mais exposição, obviamente conseguiriam patrocínios mais caros e a diferença começaria aparecer ai.

Iria contra a política da Liga de que os times sejam financeiramente o mais próximo possível. Tanto que as rendas de TV são divididas iguais, existem limites de contratação, por exemplo.

O medo do fã da NFL é que os patrocínios tragam diferenças financeiras. Não que não existem patrocínios hoje, claro que sim, os nomes dos estádios na maioria são vendidos, mas uma marca exposta no principal produto da franquia, a Jersey, que é a identidade da equipe, poderia trazer valores discrepantes.

Afinal uma marca não pagaria o mesmo para ter sua logomarca estampada na camisa do Packers do que pagaria na do Browns, com todo respeito ao time de Cleveland.

Outra questão, como a maioria na enquete opinou, seria a questão estética. A Jersey ficaria mais feia, sem falar, que como tempo após as trocas de patrocínios os fãs ficariam com seu produto desatualizado. Pois uma coisa legal da NFL é que as jerseys raramente sofrem mudanças drásticas, então quando o torcedor compra a sua ela sempre será o “modelo atual”.

Quebraria tradições, jerseys históricas descaracterizadas com marcas de refrigerantes, eletrônicos, cigarros e por ai vai.

Vale lembrar que não existem nenhuma conversa a respeito da Liga, isso foi só uma discussão levantada para o caso de acontecesse.

 

Um comentário em “Patrocínio na Jersey: Sim ou não?

  1. Com certeza iria-se criar Reais Madrid e Barcelonas e acabaria com o equilíbrio da Liga. O legal da NFL é que acabou o Super Bowl, todos os 32 times tem chances (alguns tem menos, outros tem mais) de chegar no próximo. Também não acredito que esse assunto apareça na Liga tão cedo, já que a cada ano que passa os donos estão cada vez mais enchendo a mão de grana.

    Curtir

Deixe um comentário